Massagem: fluxo bidirecional de contato e resposta

A massagem é um fluxo bidirecional de contato e resposta, uma troca mútua de energia.

As mãos que tanto dão como recebem, e a pele, são instrumentos de comunicação.

Um estudo publicado no “Journal of Alternative and Complementary Medicine”, em 2010, mostrou que uma única sessão de massagem é capaz de causar alterações biológicas em quem a recebe.

A massagem melhora a ansiedade

O Touch Research Institute de Miami, EUA, comprovou com vários estudos como a massagem é capaz de reduzir os níveis de ansiedade, bem como os níveis dos hormônios responsáveis pelo estresse. 
Em um desses estudos, a diminuição dos níveis de ansiedade foi comparada entre um grupo de adultos que receberam massagem em cadeira e outro grupo ao qual foi simplesmente pedido que as pessoas se sentassem na cadeira de massagem durante 15 minutos. A pesquisa revelou que apenas aqueles que receberam a massagem em cadeira passaram a ter menores níveis de ansiedade, bem como aumento de concentração após a massagem (Field et al., 1996).

A massagem melhora o sistema imunológico

Estudantes de medicina na Universidade de Medicina e Odontologia de New Jersey que foram massageados antes de um exame, apresentaram uma redução significativa no nível de ansiedade e no ritmo da respiração, bem como um significativo aumento de células brancas no sangue e na atividade das células protetoras do organismo, sugerindo assim melhoras no sistema imunológico.

Publicado por naturopatasdobrasil

Comunidade Brasileira de Naturopatia. Notícias, tendências, divulgações científicas, saúde, bem-estar, beleza, sustentabilidade e ativismo social.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: