Fitocosmética

Atualmente, mais de 25% de todas as drogas prescritas são derivadas de plantas. Esse dado demonstra a importância dos vegetais para o mercado farmacêutico e dermocosmético.

A partir das observações das tradições de antepassados no uso de plantas para tratamento de disfunções e problemas da pele, muito se aprendeu sobre as propriedades químicas dos vegetais e de como se beneficiar deles. Os produtos ou ativos naturais agem da mesma forma que fármacos convencionais, ou seja, suas propriedades baseiam-se em características de uma substância ou grupo de substâncias predominantes em determinada planta.

Neste contexto, cresce a cada ano o número de pesquisas sobre identificação e purificação de novos ingredientes ativos naturais, existindo empresas especializadas em identificar, extrair e purificar substâncias específicas com finalidades dermocosméticas.

Todas essas pesquisas levaram à criação de um segmento na dermocosmética especializado no estudo e aplicação de substâncias de origem vegetal para tratar a pele, e cabelos: a Fitocosmética.

A tecnologia de melhores formas de liberação e absorção de ativos representa um grande avanço na fitocosmética. O uso de estruturas lipossomadas, de ciclodextrinas e de diferentes formas de revestimento melhora a absorção da substância ativa e potencializa o tratamento.

Isso mostra que o cosmético natural também pode ser exponencialmente efetivo em camadas mais profundas da epiderme, com o uso de biotecnologia.

Publicado por naturopatasdobrasil

Comunidade Brasileira de Naturopatia. Notícias, tendências, divulgações científicas, saúde, bem-estar, beleza, sustentabilidade e ativismo social.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: