Veja a forma de atuação da Naturopatia

Rosácea é uma afecção da pele que forma flush (vermelhidão) e pode ser acompanhada ou não de lesões acneicas.
Fatores | acne | rosácea |
Idade | 10 -25 | 25 – 60 |
Sexo | Distribuição igual | Mulheres> homem |
Freqüência | Comum | Comum |
Etnia | Menos comum em negros e asiáticos | Mais comum em caucasianos |
Características | Comedões, pápulas, pústulas e nódulos. | Pápulas, pústulas e ausência de comedões. |
Fatores agravantes | Coçar, pressionar, estresse, produtos oleosos. | Sol, calor, bebidas quentes, exercício, estresse, comidas condimentadas, álcool e produtos irritantes à pele. |
Localização | Face, colo e costas. | Parte central da face |
Causa | Multifatorial | Desconhecida |
Microrganismos | Propionibacterium acnes | Demodex folliculorum E a ação da bactéria Bacillus oleronius |
Medicação que exacerba o quadro | Contraceptivos orais, antidepressivos, antiepiléticos, corticosteróides. | Corticosteróides, vasodilatadores |
Hereditariedade | Sim | Sim |
Comprometimento ocular | Não | Comum |
Rinofima | Não | Sim |
Telangiectasias | Não | Sim |
Rubor e queimação | Não | Sim |
Cicatriz | Sim (grau IV) | Não |
Formas fulminantes | Sim | Sim |
Aspecto psicossocial | Sim | Sim |
Os sintomas:
A vermelhidão facial:
A rosácea geralmente causa vermelhidão persistente na parte central do rosto com pequenos vasos sanguíneos do nariz (telangiectasias) e das bochechas, mais visíveis.
Pele quente, sensível e eventualmente com algumas lesões de acne como pequenas pápulas com pus. Podem ocorrer problemas oculares (rosácea ocular), alargamento do nariz com aparência bulbosa (rinofima).
Fatores desencadeantes ou agravantes:
Bebidas quentes e alimentos condimentados
Bebidas alcoólicas
Temperaturas extremas
Luz solar e vento
Emoções
Atividade física
Medicamentos dilatadores dos vasos sanguíneos
Medidas de tratamento da Naturopatia
A Naturopatia atua na rosácea como importante coadjuvante.
Mas dependendo da gravidade da crise, medicamentos antibióticos são prescritos pelo médico por um período de 15 dias.
Recursos naturais:
Uso do extrato de própolis (tópico e oral)
Uso de vitaminas e minerais como (Vit. A e Zinco)
Aplicação de mucilagem de Aloe vera na pele, deixando agir como máscara por 15 minutos.
Uso da cromoterapia: pode contribuir para redução do stress, um dos agravantes da rosácea; para gerar acolhimento, conforto. Não promove ação direta sobre as lesões.
A cicatrização de feridas é um processo complexo que envolve respostas sistêmicas e locais, e seu sucesso depende da etiologia da lesão, tipo de tecido acometido, condição sistêmica do paciente, entre outras (PINHEIRO, 2009).
Os autores Hawkins e Abrahamse (2007) objetivaram, com pesquisa dirigida, verificar se o amplo espectro e o infravermelho em combinação com o laser pode auxiliar a fototerapia e acelerar a proliferação celular para melhorar a relação de cicatrização tecidual. Foram usados os comprimentos de onda de 632.8, 830 e 1064 nm, com dose de 5 J/cm2. Os resultados indicam que os 5J/cm2, com comprimento de onda de 632.8 nm no escuro ou 830nm na luz, é a dose mais efetiva para estimular a proliferação celular.
A metodologia do uso da luz para cicatrização, está associada a comprimento de onda dessa mesma luz empregada.