Naturopatia e as mudanças estéticas na gestação.

O corpo representa o maior ponto de identificação da feminilidade e a gravidez é um período de intensas alterações para a mulher, onde praticamente todos os sistemas são afetados.

A maioria dessas mudanças decorre de alterações hormonais que se caracterizam por grandes elevações de estrogênio, progesterona, beta HCG, prolactina e uma variedade de outros hormônios mediadores que alteram as funções do organismo. Isso tudo torna a gestante mais suscetível a modificações da pele, sejam elas fisiológicas ou patológicas.

Alterações fisiológicas da pele com grande impacto estético

Embora muitas das alterações da pele sejam fisiológicas, isso não minimiza o desconforto para as pacientes.

Como as pessoas apresentam características individuais, os cuidados com a pele da gestante devem obedecer às orientações de prevenção, sugeridas por um especialista no assunto.

Os problemas cutâneos se não tratados podem gerar estigmas que irão acompanhar as pacientes por anos ou indefinidamente.

Como regra geral de beleza, saúde e cuidado com a pele do rosto, é indispensável o uso de filtro solar, de produtos que hidratem ou regulem simultaneamente a oleosidade. Para o corpo, são mais adequados produtos que aumentem o grau de flexibilidade da pele, permitindo uma melhor adaptação deste órgão à medida que as mudanças fisiológicas acontecem.

Por influência de fatores hormonais e cuidados inadequados, a pele da gestante pode apresentar acne. Se preexistente, o problema pode tanto melhorar quanto se agravar na gravidez, dependendo das reações orgânicas individuais.

Assim, o efeito gestacional sobre a acne é imprevisível e em algumas mulheres o problema se desenvolve pela primeira vez.

Estrias

Surgem no final, da gestação em oposição às linhas de tensão da pele, e são mais comuns em mulheres brancas. Frequentemente aparecem no abdome, seios, braços e dorso.

A causa está relacionada à ruptura de fibras de colágeno e elastina, devido à distensão da pele.

Para prevenir a estria, é necessário o uso de produtos específicos, como óleos vegetais e o controle rigoroso de ganho de peso na gestação.

Celulite

As modificações da estrutura e do funcionamento da pele, que ocorrem na celulite gestacional, são desencadeadas pelo estrógeno, que se liga às células através de receptores, provocando as alterações. Nos vasos sanguíneos, ocorre uma diminuição da passagem do sangue, aumentando a facilidade de saída do líquido (aumento da permeabilidade). As células de gordura aumentam de volume, dificultando também a circulação de líquidos na região.

Na derme, o colágeno e a substância fundamental (um tipo de gel viscoso, onde ficam imersas as fibras de colágeno e elastina), são alterados pela ação do estrógeno e passam a reter mais líquido, provocando o inchaço da derme.

Isso dá origem ao aspecto de casca de laranja, surgindo um círculo vicioso que evolui para fibrose e esclerose (como uma cicatriz) em torno das células de gordura, formando lóbulos, que refletem na pele um aspecto “acolchoado”.

Flacidez nos seios

O seio é composto de uma pele particularmente fina e frágil, uma glândula mamária, tecidos adiposos (gordura) e uma rede de veias. Os músculos do peito, sob os seios não envolvem o busto. Assim, eles não podem sustentá-los completamente.

O ato de amamentar não torna os seios flácidos e caídos. A amamentação pode até tonificar as mamas, se feita de maneira adequada e com o uso de sutiã apropriado.

A forma do seio e seu aspecto global dependem mais da elasticidade e da firmeza da pele, que podem ser perdidas ou afetadas com a gravidez e com os problemas hormonais, bem como variações de peso.

Dessa forma, a pele torna-se mais fina e, consequentemente, os seios começam a ter sua forma e contornos modificados. Essa queda é considerada um problema estético com possibilidade de melhora.

Importante lembrar que existem limitações de tratamentos clínicos da Naturopatia para a gestante, tanto no que diz respeito a produtos de uso tópico e oral como para aplicação de técnicas terapêuticas.

Publicado por naturopatasdobrasil

Comunidade Brasileira de Naturopatia. Notícias, tendências, divulgações científicas, saúde, bem-estar, beleza, sustentabilidade e ativismo social.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: