Álcool gel, dermatite de contato e Ginko biloba

A pele é o sistema de defesa mais importante do organismo e consiste numa barreira física com funções tanto metabólicas como imunológicas (ativação de células de defesa presentes na pele).

Na epiderme, o sistema imunológico envolve citocinas, queratinócitos e células especializadas (de Langerhans).

Essas células estão na epiderme e controlam a presença de antígenos (substâncias estranhas ao organismo) que poderiam atravessar a camada córnea e desencadear um processo inflamatório ou uma reação alérgica.

O processo de envelhecimento e a radiação ultravioleta levam à queda do número das células de defesa na pele, comprometendo a eficácia da resposta imunológica do tecido cutâneo, que fica suscetível a algumas afecções.

Dermatite de contato

Dermatite de contato é uma reação inflamatória da pele em decorrência de um agente agressor externo, como metais, drogas e até em cosméticos.

Essas inflamações afetam de 3 a 4% da população adulta, constituindo 10% das consultas dermatológicas, sendo que a incidência varia conforme o país, de acordo com o grau de industrialização, costumes, entre outros fatores.

Ginko biloba

Extratos de ginko biloba têm ação preventiva e curativa contra as agressões externas e internas.

Esse fitoterápico age fundamentalmente na membrana celular, mantendo a integridade de sua estrutura por combater processos oxidativos provocados pelos radicais livres.

Além disso, o extrato de ginko biloba inibe a destruição do colágeno e a despolarização do ácido hialurônico, prevenindo o envelhecimento da pele.

Ginko biloba também é um potente antiinflamatório, uma vez que contém grande concentração de flavonóides e age inibindo a hiperpermeabilidade dos capilares, além de apresentar ação sobre o fator ativador de plaquetas (mediador presente nas respostas alérgicas).

Estudos pré clínicos e clínicos realizados com o extrato de ginko biloba verificaram que o extrato total da planta tem ação farmacológica maior que seus componentes fitoquímicos isolados, o que indica sinergismo entre seus vários componentes.

Um estudo realizado com 22 voluntários (22-55 anos) que apresentavam reações alérgicas a pelo menos um dos oito alérgenos conhecidos como padrões na Europa. As voluntárias realizaram um pré-tratamento com formulações placebo ou teste gel contendo extrato de ginko padronizado. As formulações foram aplicadas em uma área de 35 cm2, 2x/dia na região interior do antebraço, durante duas semanas.

No 16º dia 15 minutos após a última aplicação, as voluntárias permaneceram por 24h com adesivos contendo 20ml de solução de 4 alérgenos (mais comuns encontrados em preparações cosméticas).

Um dermatologista realizou observações clínicas 2 e 3 dias após a remoção dos adesivos. Essas observações foram classificadas considerando os parâmetros eritema (vermelhidão), edema (inchaço) e vesículas (bolhas), conforme a escala 0 a 4.

A sensação de prurido (coceira) também foi classificada de 0 a 4. Foi verificado então que a presença do ginko devido à sinergia da ação dos bioflavonóides (antiinflamatório com alto poder inibitório de processo alérgico) diminuiu rapidamente o aspecto de vermelhidão e dispersão das vesículas formadas no processo alérgico.

As concentrações de Ginko biloba usadas para essa finalidade são mais baixas, comparadas às usadas para os tratamentos de:

Demência

Claudicação

Desordens do labirinto

Composição Química: Diterpenos (ginkgolídeos A, B, C, J e M); flavonoides (bioflavonoides: ginkgetina, isogenkgetina, bilobetina); flavonóis (quercetina, kaempferol e seus glicosídeos); hidrocarbonetos; aminoácidos; esteróis; açucares; álcoois; proantocianidina; terpenos e catequinas (Extrato padronizado 24% de Flavonoides Glicosídeos).

Publicado por naturopatasdobrasil

Comunidade Brasileira de Naturopatia. Notícias, tendências, divulgações científicas, saúde, bem-estar, beleza, sustentabilidade e ativismo social.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: