Massagem varre impurezas do organismo

Ayurvédica

Massagear o corpo na Índia é tão freqüente que as crianças são massageadas diariamente, desde o nascimento até completarem 7 anos de idade. Entre os adultos, não é diferente: deslizar as mãos dos pés à cabeça faz parte da rotina, como escovar os dentes.

Esse hábito ancestral tem suas raízes fincadas na medicina ayurvédica, um dos sistemas de cura mais antigos da humanidade. Para os especialistas, a massagem – e também a meditação, Yoga e uma alimentação equilibrada – são poderosos antídotos para varrer as impurezas dos órgãos, retardar o envelhecimento e equilibrar a mente. As manobras e pressões em determinados pontos do corpo liberam a energia vital bloqueada.

Quando essa energia está estagnada, o organismo se desequilibra e as doenças se instalam. Nessa técnica de massagem temos os movimentos de alongamento, aquecimento e trações capazes de melhorar o funcionamento dos órgãos.

Um dos protagonistas desse tipo de massagem – além de um terapeuta qualificado, é claro – é o óleo vegetal, usado em abundância. Levemente aquecido, é capaz de limpar o organismo porque remove suas toxinas. Além de resíduos internos liberados pelo metabolismo das células, essas substâncias têm o poder de varrer sentimentos mais subjetivos, como o medo e a insegurança, que também minam a saúde.

Publicado por naturopatasdobrasil

Comunidade Brasileira de Naturopatia. Notícias, tendências, divulgações científicas, saúde, bem-estar, beleza, sustentabilidade e ativismo social.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: