O coração governa

Uma das principais funções do coração é abrigar a mente (shen).

Em certo nível emocional, o estado do coração determina a capacidade que uma pessoa possui para formar relações significativas. Um coração e uma mente saudáveis irão influenciar positivamente em nossa habilidade de relacionamento com outras pessoas.

Como o coração abriga a mente, todas as emoções o afetam.

A raiva prejudica o fígado. O fígado não pode reconhecer a raiva, mas o coração pode.

Assim, afeta o fígado e o coração.

A aflição prejudica o pulmão. O pulmão não pode reconhecer a aflição, mas o coração pode.

Assim, afeta o coração e o pulmão.

O estado de ficar pensativo prejudica o baço. O baço não pode reconhecê-lo, mas o coração pode.

Assim, afeta o baço e o coração.

No livro de LING SHU cap 28:

“O coração é o mestre de todos os órgãos. Todas as emoções agitam o coração. Quando o coração se agita, todos os outros órgãos se agitam.”

O efeito de uma emoção também depende de outras circunstâncias, bem como se a emoção é manifestada ou reprimida.

Exemplo: a raiva que é expressa afeta o fígado, causando a subida do yang (emoção) do fígado para a cabeça. Sintomas: enxaqueca, tontura, olhos turvos, mas a raiva que é reprimida afeta o coração. Já se a pessoa fica brava durante a refeição, afeta o estômago.

As emoções são estímulos mentais que influenciam nossa vida afetiva. Sob circunstâncias normais não são causas de doenças. Quase nenhum ser humano pode evitar ficar com raiva, irritado, triste, aflito, preocupado ou com medo. Portanto, só se tornam causas de doenças quando forem duradouras ou muito intensas.

Somente quando estamos muito tempo num estado emocional particular (meses ou anos) é que se tornam causas de doenças. Em alguns casos, mesmo sendo muito curta, pode ser fatal, como um grande choque emocional. É curto, porém muito intenso.

Pericárdio:

É o “mestre do coração”. “envelope do coração”. “canal de conexão para o coração”. A natureza incerta do pericárdio, origina-se do fato de ele estar unido ao coração.

O coração é o governante dos cinco órgãos YIN e dos seis órgãos yang. É a residência da mente e é tão resistente que “nenhum” fator patogênico pode invadi-lo. Se o coração for atacado por um algum fator patógeno, a mente sofre o que pode levar à morte. O triplo aquecedor protege externamente os órgãos internos e o pericárdio protege externamente o coração.

Embora em termos de funções orgânicas o pericárdio esteja intimamente relacionado ao coração, em termos de canais está exterior e interiormente, relacionado ao canal triplo aquecedor. O pericárdio sendo YIN e o triplo aquecedor, yang.

Triplo aquecedor

Considerado um dos seis órgãos yang.

O triplo aquecedor faz o QI original separar-se e controla o movimento de passagem entre os três QI (do aquecedor superior, médio e inferior).

O QI original é a força motriz doadora de vida localizada abaixo do umbigo entre os rins.

É através do triplo aquecedor que o QI original pode exercer as suas funções.

O triplo aquecedor assegura que o QI passe através do mecanismo do QI em todas as cavidades e em todos os órgãos. É área YANG da clareza.

É o oficial responsável pela irrigação e ele controla a passagem das águas. Isso significa que assim como todo oficial responsável pela irrigação, ele é responsável pela transformação, transporte e excreção dos fluidos.

O triplo aquecedor é como um sistema de canais e passagens para as águas para canalizar a água de irrigação através dos campos apropriados e depois para fora. Isso assegura que os fluidos corpóreos sejam transformados, transportados e excretados apropriadamente.

Triplo aquecedor como as três divisões do corpo.

Do diafragma para cima, está o aquecedor superior. Entre o diafragma e o umbigo, o aquecedor médio. E abaixo, o aquecedor inferior.

O caráter de fogo do triplo aquecedor significa que este órgão / canal está envolvido em assistir a mente (Shen) e a alma etérea (Hun) especialmente para formar e manter relacionamentos.

Nada passa incólume ao coração. Assim sendo, nada passará desapercebido a cada um dos órgãos. Como um regente, que segue a partitura, cada célula segue as notas que vibram a partir do coração.

Publicado por naturopatasdobrasil

Comunidade Brasileira de Naturopatia. Notícias, tendências, divulgações científicas, saúde, bem-estar, beleza, sustentabilidade e ativismo social.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: