Na medicina indiana, “sou vata”.

Constituição psicofísica

Prakriti ou constituição psicofísica é um dos pontos básicos e característicos do ayurveda. Diz respeito forma de adoecer, modos reacionais internos e externos, a alimentos, medicamentos. Ou seja, individualidade do ser. Peculiaridades físicas e emocionais de cada um.

Essa constituição é herdada geneticamente. Ela é formada pelos três doshas inerentes ao espermatozoide (sukra) e ao óvulo (artava), as sementes masculina e feminina respectivamente. A união dessas duas sementes forma o embrião que é o começo da vida.

Os três doshas contidos no espermatozoide e no óvulo, no momento da união das duas sementes, sofrem modificações em suas proporções originais. Podem prevalecer todos com iguais proporções ou é possível que dois deles se tornem predominantes ou ainda que qualquer um deles, isoladamente predomine em relação aos outros.

Os doshas são princípios vitais dinâmicos vivos e em movimento. E o seu líder, vata, é a própria essência do movimento. Eles estão relacionados em uma dinâmica infinita. A proporção deles no momento do nascimento não é algo imutável por toda a vida de uma pessoa, embora em alguns textos possamos encontrar que a constituição original é imutável.

Muitos fatores externos e internos podem introduzir variáveis imprevistas, acarretando mudanças físicas ou psíquicas. Embora seja verdadeiro que as constituições levem tempo para se transformar, não fiquemos presos a rótulos ou categorias de tipos constitucionais como se não fossemos passíveis de transformação.

O grande objetivo do estudo das constituições psicofísicas do ayurveda é o autoconhecimento, a descoberta das tendências físicas e psicológicas.

A combinação dos doshas no momento da concepção pode definir os seguintes tipos de constituições:

Com predominância de um só doshaEkadosaja prakriti Constituição vata| pitta| kapha
Mistas – Com predominância de dois doshasMesmo que um deles se destaque um pouco mais- dwandwaja prakriti Constituições vata-pitta, vata-kapha e pitta-kapha
Com equivalência dos três doshasSannipata prakriti Constituição vata-pitta-kapha

Quando se classifica uma pessoa como pertencente a uma constituição pura, seja vata, pitta ou kapha, o que está em evidência é a grande predominância de um desses doshas em relação aos demais. Os indivíduos de constituição única podem parecer um caso mais simples porque terão que atenuar apenas um princípio dominante em sua fisiologia. Entretanto quando o desequilíbrio se instala e se aprofunda naquele dosha de sua constituição, ele terá mais dificuldade em encontrar o equilíbrio dos outros doshas, pois o grande líder está desequilibrado. Com dois doshas prevalentes, a constituição é considerada moderada. Esse é o tipo mais comum de constituição mista.

A combinação de três doshas, mais rara, é a mais fácil de administrar e de manter o equilíbrio. Pode ser mais complicada quando o desequilíbrio atinge os três doshas de uma vez.

Importante ressaltar que não existe uma constituição ou um tipo melhor que os outros, pois todos necessitam equilibrar os três doshas. Os três doshas estão sempre se manifestando no organismo, promovendo seus efeitos, funções e características.

Característica da constituição vata

(Temperamento nervoso)

O dosha vata é regulador de todo movimento que se processa no organismo, desde os movimentos musculares e articulares, passando por toda circulação de substâncias, até a transmissão de impulsos no sistema nervoso.

Nas pessoas em que predomina esse dosha, o núcleo do bio psico tipo é a instabilidade. A inconstância. Tanto no aspecto físico como mental e emocional.

Em virtude da prevalência dos elementos éter e ar, os tipos vata apresentam em sua fisiologia, as características relativas a estes elementos: leveza, sutilidade, frieza, secura, aspereza, mobilidade.

São características físicas de vata:

  • Tem dificuldade para engordar. Geralmente come à vontade e não ganha peso;
  • Seus ossos, tendões e vasos sanguíneos superficiais são salientes;
  • Sua característica mais marcante é a irregularidade, que pode evidenciar-se na estrutura física, quando as partes do corpo apresentarão variações anatômicas incomuns;
  • É magro e alto. De estrutura esguia e leve;
  • Possui cabelos e pele secos, quebradiços e sem brilho;
  • Ao movimentar-se produz sons nas articulações (tornozelos, joelhos etc.,);
  • Seus movimentos corporais são instáveis e irregulares (marcha etc.,);
  • Seus olhos tendem a ser redondos e mais secos;
  • Não tolera pular refeições. Se o fizer, sentem dores de cabeça ou ansiedade;
  • Sua digestão é instável. Às vezes, boa. Às vezes não;
  • Sente fome irregularmente. A qualquer hora;
  • Tendência à constipação intestinal com fezes ressecadas e gases;
  • Gosta de comidas quentes. Tanto doces como salgadas ou ácidas;
  • Por ser friorento, não tolera o clima frio;
  • Possui pequena reserva de força vital, cansando-se com facilidade;
  • Sua expectativa de vida é pequena, quando em desequilíbrio;
  • Possui voz fraca e obstruída, interrompida (gagueira), instável ou rouca;
  • Sofre tremores, abalos e espasmos musculares e dores quando o dosha vata está particularmente alterado;

A mutabilidade de vata é também visível do ponto de vista psíquico. São pessoas mais imprevisíveis que os outros tipos, podendo demonstrar períodos de explosões instantâneas de energias, tanto físicas quanto psíquicas ou emocionais, mas com duração fugaz, o que lhes confere uma tendência à instabilidade. Quando em desequilíbrio, os tipos vata tendem a apresentar doenças psicossomáticas, em que o componente psicológico é predominante- é a instabilidade na ação, deixando por terminar as atividades que começam. Nesta situação de desequilíbrio, os vata podem estar insatisfeitos e confusos, com tendência ao consumismo e ao desperdício material, psíquico e emocional.

Outras características psíquicas sutis de vata:

  • Mostra personalidade instável, principalmente com relação à coragem e à vontade;
  • É muito excitável e de humor variável, inconstante;
  • Tende à preocupação excessiva, ansiedade e depressão;
  • É cheio de indecisão e dúvidas, mostrando excesso de pensamentos e discussões mentais;
  • Tende a falar em excesso, dizendo coisas irrelevantes;
  • Despende muita energia para realizar as tarefas;
  • Possui natureza entusiasmada, vivaz e criativa, mas de pouca persistência (volubilidade);
  • Possui memória e pensamentos instáveis;
  • Capta e entende com rapidez informações novas, mas esquece-as com facilidade;
  • Desenvolve suas atividades, anda e fala com rapidez;
  • É instável nas amizades, na postura e na percepção das coisas;
  • Apresenta gosto pela música e pelo humor;
  • Pode apresentar dificuldades em controlar os sentidos;
  • Pode comportar-se com brutalidade, grosseria, descortesia;
  • Seu sono é irregular, superficial, entrecortado- às vezes tem insônia por preocupações ou ansiedades;
  • É sonhador: imagina-se por exemplo, vagando errante por montanhas, duelando em árvores e movendo-se pelo céu;

Muitas das características do tipo vata podem ser minoradas ou equilibradas quando o indivíduo consegue a harmonização do seu sistema tridosha. Uma vez que desse modo, o predomínio excessivo de vata será compensado pelo equilíbrio com os outros doshas.

Importante: vata é o grande líder do sistema tridosha, por comandar o processo de reequilíbrio e desequilíbrio dos outros doshas. Por isso o cuidadoso equilíbrio de vata é fundamental para todas as pessoas. Para chegar à situação de equilíbrio, a chave dos tipos vata chama-se: regularidade.

Ser regular no repouso e nas atividades profissionais, físicas e emocionais, evitando os excessos e irregularidades em todos os sentidos.

Publicado por naturopatasdobrasil

Comunidade Brasileira de Naturopatia. Notícias, tendências, divulgações científicas, saúde, bem-estar, beleza, sustentabilidade e ativismo social.

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