Eficiência – eficácia – efetividade

Estes são três termos que frequentemente são confundidos.

Eficiência tem a ver com o não desperdício de recursos e otimização no processo. Reconhecemos que em todas as atividades há um desejo de que sejam bem sucedidas. A obtenção de resultados. Interessante é pensar que resultados sempre existem. O detalhe é chegar a um bom resultado. Para que isso ocorra, não deve haver o desperdício no esforço.

É em razão de haver “eficiência para”, que é possível fazer um trabalho que levaria um dia inteiro num menor intervalo de tempo, por exemplo. Podemos pensar na eficiência de um serviço oferecido que otimiza o tempo e resultados para um consumidor. Ou até mesmo na eficiência energética de uma lâmpada na economia da conta de luz. Efetividade diz respeito à sua capacidade de produzir o resultado desejado. O nível de qualidade com que você é capaz de desempenhar uma tarefa, ou seja, “você faz o que deveria estar fazendo”? É o quão bem você agrega valor numa atividade. A execução correta de todas as etapas que envolvam uma atividade. Isso inclui o uso adequado de comunicação, tecnologia, conhecimento organizacional e individual e de recursos.

A Eficiência é uma condição para a realização. Saber fazer corretamente.

Na eficácia você direciona a expertise aos trabalhos certos, para que o efeito seja percebido por quem recebe. Na saúde holística integrativa, cada pessoa é única. É nesse ponto de singularidade que a variabilidade ocorre e o gerenciamento de desperdício de tempo sobre a real eficiência começa a ser notada. Aquilo que foi efetivo, produziu o efeito esperado. Gerou mudança.

Publicado por naturopatasdobrasil

Comunidade Brasileira de Naturopatia. Notícias, tendências, divulgações científicas, saúde, bem-estar, beleza, sustentabilidade e ativismo social.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: