O Algoritmo e você

Volta e meia falamos de algoritmo por aqui. Um tema atual e relevante.

Mídias sociais passaram a fazer parte de nossas atividades diárias e novas redes vêm se desenvolvendo além daquelas já estabelecidas. Cada uma delas tem processos de gerenciamento bem definidos. O que é comum a todas é o interesse em uma conexão constante. O número de usuários é da ordem de bilhões. Desta maneira, há atualizações constantes sobre relevância de conteúdos. E é o que o algoritmo faz. As mudanças nos programas são contínuas e mesmo para os profissionais de comunicação tem sido sempre um desafio manter-se atualizado.

Um conjunto matemático de regras que direciona como os dados devem seguir, é uma boa definição para o termo algoritmo. Algo como uma ordem para exposição a fim de que bilhões de usuários possam ser gerenciados. Dentre as constantes atualizações, uma permanece perene: o conteúdo de qualidade.

Vamos às dificuldades e erros muito comuns neste aspecto:

Dizer muita coisa sem dizer coisa nenhuma.

Achar que é conteúdo, mas é sempre venda. Informação é diferente de dados, que é diferente de conhecimento.

Não sair das redes e divulgar sem parar. A ordem é por relevância. Nem tudo que você divulga, aparece. O critério de divulgação tem relação com vários fatores. O mais simples deles é : “Talvez esse usuário se interesse por isso”. O algoritmo do Instagram analisa seis fatores principais: interesse, relacionamento com um usuário, acompanhamento, tempo de sessão, tempo postado e tempo de sessão do usuário. Esse gerenciamento não é de todo um mal. Há muita coisa ruim nas redes e o objetivo de um algoritmo é filtrar conteúdo irrelevante ou conteúdo que não seja de alta qualidade. Aqui nesse ponto, é onde o que você divulga, poder ir parar nas profundezas. Torna-se absolutamente oculto por não atender a critérios de nenhum feed. No Instagram, os carrosséis obtêm três vezes mais engajamento do que outros tipos de postagem. Carrosseis sem conteúdo de qualidade não geram interesse. Há quem pense em carroseis como uma sequência de imagens. Mas não é. Se você posta excessivamente, é provável que não esteja conseguindo agregar o tal “conteúdo de qualidade”. Quando pensar num algoritmo, não pense em algo “single”. Pense no pulral, pois são vários algoritmos em operação ao mesmo tempo. Funcionam como “classificadores de processos”.

Vídeos

Seus vídeos são realmente importantes? Esclarecem algo? Impactam na percepção do usuário? Você contrataria a si mesmo (a) para falar sobre aquele assunto? Esteja realmente certo (a) disso. Hoje, um celular na mão trouxe a facilidade para gravar vídeos. Talvez você não esteja vendo os resultados que esperava. Mídia social tem estratégia e precisa ser reajustada regularmente.

Relações e interações

Comentar é bom?

Seguir é bom?

Você tem um histórico de interação dentro da mídia social que você usa? Comenta? Participa? Sabe que é uma rede, sim? E como tal, os pontos de intersecção são percebidos.

Você é aquele (a) que segue um ID até às 17h, deixa de seguir e no dia seguinte tenta de novo para se fazer notar?

Você cria contas para acompanhar alguns endereços?

Isso chama-se comportamento em rede. Também é “notado”.

O algoritmo do Instagram monitora todas as interações que você faz no aplicativo, desde as postagens que você gosta até as pessoas com quem você interage, para servir a você o conteúdo que acredita que você irá interagir.

O que mais pode afetar a classificação da postagem do feed no Instagram?

Existem alguns fatores adicionais, além da pontuação de interesse, que podem afetar o local onde uma postagem chega ao feed inicial de alguém. E isso inclui a probabilidade de você comentar, curtir, salvar, gastar tempo ou atuar em um perfil.

 
 

Publicado por naturopatasdobrasil

Comunidade Brasileira de Naturopatia. Notícias, tendências, divulgações científicas, saúde, bem-estar, beleza, sustentabilidade e ativismo social.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: