O peso de ser saudável

O que mais vemos nas redes sociais são dietas e dicas de como ser saudável. O problema é que essas informações chegam até nós sem passar por nenhum tipo de filtro. Não sabemos se metade do que absorvemos na rede é de fato saudável ou se determinada dieta serve para nosso estilo de vida. Todo mundo pode opinar, é verdade, mas nem todo mundo que opina tem responsabilidade para fazê-lo.

Gera-se então uma expectativa que quase sempre não chega ao seu pico, porque são tantas informações que competem entre si e você não sabe qual é a correta, e tão pouco vai pesquisar para chegar a um veredicto. O que “era para ser leve” e nos trazer saúde e bem-estar termina sendo um fardo, deixando-nos mais ansiosos por não conseguirmos atingir as metas e muitas vezes doentes porque no final das contas, mandamos tudo pelos ares por não sabermos por onde ir. Quantas vezes o ovo foi vilão e mocinho? Agora até beber um pouco a mais de água “faz mal” dizem alguns.

O mais indicado para que você alcance a plena saúde:

1º   Ter consciência de que você não sabe fazer isso sozinho e dicas de redes sociais podem atrapalhar.

2º Escolher um profissional da área da saúde em quem você possa confiar e seguir seus aconselhamentos. Se ele (a) for especializado de fato, em Dietoterapia, estudou e sabe mais do que qualquer “influencer” que não tem formação na área.

3º Prestar atenção aos sinais que o seu corpo lhe dá. São informações essenciais para você saber onde está o desequilíbrio.

4º Estar preparado para falhar. Nesse percurso, temos que ter perseverança. Se errar, volte de onde parou. Ninguém consegue tudo de primeira, como nos filmes.

5º As mudanças são lentas. Ser realista com você. Não é com 1 mês que você consegue mudar tantos anos de maus hábitos.

“Cuide-se naturalmente com amor. Nosso corpo é nossa casa.”

Texto de Júlia Assunção. Júlia é membro da Comunidade Brasileira de Naturopatia e reside em Portugal.

Revisão técnica: Chris Buarque. Revisão geral: Claudia Lopes. Edição: Time de comunicação

Publicado por naturopatasdobrasil

Comunidade Brasileira de Naturopatia. Notícias, tendências, divulgações científicas, saúde, bem-estar, beleza, sustentabilidade e ativismo social.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: