Tratamento complementar para desequilíbrios emocionais

Diante da representação mental dos seus conflitos e problemas, muitas pessoas expressam no corpo físico os sintomas psicossomáticos (quando doenças pertencem tanto ao físico quanto ao psíquico). Em situações de estresse, ansiedade, depressão o corpo será diretamente afetado para possíveis evoluções de algumas doenças incluindo as inflamatórias.

Hans Selye usou o termo estresse (conjunto de reações que um organismo desenvolve quando submetido à esforços intensos e ou prolongado), em 1936. Cannon percebeu que quando um animal era submetido a estímulos agudos como medo, raiva, dor, poderia levá-lo à mais completa exaustão. Muito atual também, são as “doenças de adaptação” (tentativas de ajuste às várias exigências tanto no ambiente externo quanto no interno) e que geram os mais variados distúrbios do século 21. São milhares de ansiosos no mundo todo e cobram de si mesmos as melhores performances, sentem medo do futuro, preocupam-se com sua autoimagem, sentem raiva e impaciência por aquilo que não controlam e frustram-se levando a profundos desequilíbrios do corpo, da mente, das emoções, drenando a energia vital.

Relembrando a História:

No início do século XX, a linguagem da natureza foi captada pelo médico inglês, patologista, bacteriologista, homeopata, Dr. Edward Bach quando criou e desenvolveu um sistema natural de tratamento pelas essências florais. Com ideias avançadas para a época, passou grande parte da vida desenvolvendo um sistema simples de 38 essências florais. Dr. Bach acreditava que o bem-estar emocional era a chave para a saúde integral e que o mesmo tratamento convencional não era ideal para pessoas diferentes com a mesma doença. Assim, concluiu que a personalidade de cada paciente era mais relevante que os sintomas e que para um tratamento ser realmente eficaz deveria concentrar-se nas causas das doenças e não em sintomas somente.

As essências florais atuam no emocional de forma sutil e natural, sem modificar a personalidade do indivíduo trazendo a transformação de atitudes e comportamentos negativos para atitudes positivas, atenuando sofrimentos. Alguns sentimentos e emoções mais latentes  levam muitas vezes, a distúrbios mentais e emocionais diversos dentre eles o medo, a baixa autoestima, as preocupações excessivas, a raiva, impaciência, a culpa, a intolerância consigo mesmo, com familiares, amigos e equipes de trabalho. Florais não são Homeopatia, Antroposofia ou Fitoterapia. As essências florais são produzidas a partir do orvalho nas pétalas das flores, por meio de método desenvolvido pelo Dr. Bach e mantido até os dias atuais na Inglaterra. O Floral do sistema Bach mundialmente conhecido e mais utilizado é o Rescue (resgate), e que proporciona efeito rápido para a recuperação do equilíbrio emocional. Composto por 5 flores distintas que atenuam emoções ligadas a sofrimentos agudos e emergenciais antecipatórias  ou de longo prazo promovendo, ao ser ingerido, harmonia e serenidade. Estudos diversos como o realizado na UFPE Universidade Federal de Pernambuco, em 2019 com a participação de 22 acadêmicos do curso de enfermagem: Sob alto nível de estresse, receberam um frasco do remédio para ser utilizado por 21 dias em ambiente hospitalar. Constatou-se que acadêmicos em exaustão apresentaram redução do escore de estresse e acadêmicos de médio grau de estresse também apresentaram diminuição do nível do mesmo. As 38 essências atuam nos indivíduos para promover o bem-estar, equilíbrio e também autoconhecimento. É possível tratar pessoas com questões como pensamentos e ideias fixas e repetitivas, tormentos mentais que podem causar insônia inclusive devido ao excesso de atividade e cansaço cerebral além de “roubar” a concentração e controle mental, com a essência White Chesnut, a castanha branca. A essência Clematis ajuda a trazer foco, concentração assim como a essência Cherry Plum ajuda a conter compulsividades e perda de controle emocional. A essência Mimulus, por exemplo, ajuda a despertar coragem para enfrentar medos específicos, trazendo maior sensação de segurança.

É fundamental a orientação feita através de um (a) Terapeuta Floral profissional devidamente certificado (a), para que indique as essências de acordo com os sofrimentos trazidos pela pessoa que busca ajuda, em consulta.  A escolha das essências parte do pressuposto da escuta, de técnicas para a compreensão sobre as reais queixas da pessoa e não apenas eleger as essências por palavras-chave. Além do mais, as tomadas precisam de regularidade assim como a boa qualidade dos produtos são vitais para o sucesso do tratamento.

“Nossa saúde física depende do nosso modo de pensar, dos nossos sentimentos e emoções.” Dr. Edward Bach

Texto de Fernanda Ornelas. Fernanda é Membro da Comunidade Brasileira de Naturopatia.

Revisão técnica: Chris Buarque

Revisão geral: Claudia Lopes

Edição: Time de comunicação

“Aspectos emocionais associados a disfunções gastroenterológicas” https://www.scielo.br/j/pe/a/hxxn85kwc4g3WRpX3QcMd8Q/?lang=pt

“Participando da vida com os Florais de Bach, uma visão mitológica e prática” – Carmen Monari – 6ª edição – Ed Acallanto

“O Estresse e as Doenças Psicossomáticas” http://labs.icb.ufmg.br/lpf/mono1.pdf

https://attena.ufpe.br/handle/123456789/35055

Publicado por naturopatasdobrasil

Comunidade Brasileira de Naturopatia. Notícias, tendências, divulgações científicas, saúde, bem-estar, beleza, sustentabilidade e ativismo social.

Um comentário em “Tratamento complementar para desequilíbrios emocionais

  1. Ter consciência dos impactos em nossa saúde dos disturbios emocionais e perceber que andamos ansiosos, com medo ou estressados é fundamental para buscarmos ajuda em uma fase onde os efeitos ainda não nos causam desequilíbrios ou dor.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: