Existem praticamente 4 tipos de respiração:
Alta– movemos os ombros e as clavículas.
Média– consiste em mover o peito.
Baixa– movemos o diafragma e todos os órgãos são empurrados dando lugar à ação dos pulmões. Massageamos todos os órgãos.
Completa– consiste em utilizar todo o aparato respiratório; desta forma nenhum órgão, músculo ou tecido atrofia por desuso.
A respiração completa começa na parte baixa, movendo diafragma e abdome, em seguida o peito, e finalmente as clavículas. Tudo isso num movimento contínuo.
Quando os pulmões estão cheios, retemos o ar e logo soltamos. Os pulmões proporcionam oxigênio ao sangue e este percorre todo o corpo através do sistema circulatório, nutrindo órgãos e retirando as impurezas que serão eliminadas através dos pulmões.
Se não respiramos corretamente, qualquer parte do nosso organismo pode ser afetada. Também não teremos prana (energia universal que dá vida à todas as coisas e que está em tudo em todas as partes).
No ar, está em estado livre. E é como a obtemos com maior facilidade.
No ser humano, é assimilado pelo sistema nervoso e utilizada como energia maravilhosa. Se acumula principalmente no cérebro e plexo solar.
Nosso pensamento, nossos atos, nossa força de vontade e nosso movimento físico utilizam essa energia maravilhosa, bem como nossos poderes sensoriais.
Como respirar melhor?
De preferência pelo nariz.
A via nasal tem o mecanismo de filtrar e aquecer o ar antes que ele chegue aos pulmões. Também evitamos resfriados e enfermidades que podemos assimilar pelo ar.
Os benefícios da respiração completa são incalculáveis.
A respiração movimenta a energia. Já as emoções, bloqueiam essa energia. Quando isso acontece o prana não se move. Então, você fica doente.
Logo, é bom respirar conscientemente e recordar a todo instante que o poder está dentro.
O sofrimento:
Embora não o desejemos, o sofrimento é uma condição de desenvolvimento. Descobrimos forças que desconhecíamos.
Mas sabemos que o sofrimento também traz danos.
Ter ferramentas que permitam colocar a energia em ordem e saber usá-las é fundamental.
A respiração com consciência é uma forma de podermos equilibrar-nos energeticamente.
Chegamos a um ponto da evolução em que compreendemos que precisávamos manter-nos limpos fisicamente, até como prevenção às doenças. Agora compreendemos que precisamos manter-nos limpos energeticamente para prevenirmos e sanarmos outros tipos de enfermidades
Se há dor, ao inspirar retenha confortavelmente o ar e leve toda a consciência para a região da dor e ao exalar, visualize toda a liberação da dor do local. Faça não só como um processo mental, mas esforce-se para sentir isso fisicamente.
Se há alguma angústia, inspiro, retenho e solto; libero toda a angústia.
Evite deixar toda a responsabilidade de recuperação nos medicamentos.
Comments