Um recente estudo publicado na revista científica Neurology comprovou que mudanças no estilo de vida podem reduzir o risco de AVC, demência e depressão.
Mais de 300 mil pessoas, com idade média de 56 anos, participaram da pesquisa por cinco anos. Foram avaliados os oito fatores de saúde cardiovascular e cerebral, conhecidos como Life’s Essential 8.
O Life's Essential 8 é um conjunto de diretrizes de saúde desenvolvido pela American Heart Association (AHA) para ajudar as pessoas a manter uma boa saúde cardiovascular ao longo da vida. Essas diretrizes abordam fatores e comportamentos de estilo de vida que, se seguidos de forma consistente, podem reduzir significativamente o risco de doenças cardíacas e melhorar a qualidade de vida em geral. São eles:
Alimentação saudável: Consome uma dieta balanceada rica em frutas, vegetais, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis. A AHA recomenda evitar alimentos ultra processados, ricos em açúcar e Sódio.
Atividade física: Pratique pelo menos 150 minutos de atividade física moderada ou 75 minutos de atividade intensa por semana. Exercícios regulares fortalecem o coração e melhoram a circulação.
Parar de fumar: Evitar qualquer tipo de fumo, incluindo cigarros tradicionais, eletrônicos e outros produtos com nicotina.
Sono saudável: Dormir de 7 a 9 horas por noite. A falta de sono pode aumentar o risco de obesidade, pressão alta e outros problemas cardiovasculares.
Índice de massa corporal (IMC) saudável: Manter o IMC em uma faixa saudável (18,5 a 24,9). Controlar o peso pode reduzir o risco de doenças cardíacas, diabetes e pressão alta.
Controle do colesterol: Manter os níveis de colesterol dentro dos limites recomendados. O excesso de colesterol LDL pode levar ao acúmulo de placas nas artérias.
Controle da glicose no sangue: Manter os níveis de glicose no sangue normais para prevenir diabetes, o que é um grande fator de risco para doenças cardíacas.
Controle da pressão arterial: Manter a pressão arterial em níveis saudáveis para reduzir o risco de ataque cardíaco e derrame.
Esses oito fatores são essenciais para a saúde cardiovascular, pois juntos ajudam a prevenir doenças cardíacas, melhorar o bem-estar e aumentar a longevidade.
No estudo, pessoas com melhores pontuações tinham até metade do risco de desenvolver condições neurológicas em comparação aos que seguiam hábitos menos saudáveis.
“A saúde do cérebro é primordial para o bem-estar ideal de cada pessoa, permitindo que funcionemos em nosso mais alto nível e nos adaptemos constantemente ao mundo", diz o autor do estudo, Santiago Clocchiatti-Tuozzo, que pontua ainda sobre
o valor das escolhas de estilo de vida saudável na meia-idade e que podem ter impactos significativos na saúde do cérebro. Ressalta também que o estudo reforça que pequenas mudanças no estilo de vida podem ter grandes impactos na saúde mental e cerebral ao longo da vida.
Consulte-nos para saber se na sua cidade há um profissional de referência na Naturopatia/ Práticas Integrativas Complementares.
Comments