top of page

Os benefícios dos óleos vegetais

Os óleos vegetais são extraídos das sementes oleaginosas dos frutos. Dependendo do tipo de matéria-prima, usa-se um método específico para a extração, pela necessidade de separação da parte líquida (óleo) da parte sólida.

Topicamente, são aplicados no rosto, corpo ou cabelos sendo amplamente utilizados no cuidado diário da pele.

Rosa mosqueta, argan, óleo de avelã, são normalmente aplicados no rosto e decote como agentes firmadores e renovadores celulares.

Para massagens corporais, amêndoas doces e gergelim estão entre os mais usados.

Para estrias, rosa mosqueta e argan.

Para o cabelo, o óleo de coco e óleo de jojoba.

A escolha dos óleos vegetais também vai depender muito da cultura, da facilidade de obtenção e do custo (às vezes até mais do que suas propriedades).

Obtenção de óleos vegetais:

São extraídos de frutos e sementes, por expressão. Onde a parte mais interessante da planta (fruto ou semente) é selecionada e “prensada”.

Propriedades dos óleos vegetais- Benefícios do ponto de vista cosmético:

1-Excelentes hidratantes por dificultarem a evaporação de água da pele. Ou seja, apresentam função de barreira.

2-Ação nutritiva e reparadora da pele devido à presença de ácidos graxos mono e poli-insaturados e vitaminas lipossolúveis. Os óleos vegetais reforçam o manto hidro lipídico da epiderme. A epiderme atua como uma camada protetora contra os agentes climáticos, poluição ambiental, envelhecimento da pele, etc.

3-Ação emoliente suavizante. Quando aplicados na pele, eles suavizam, lubrificam.

4-São o excipiente (veículo) ideal para diluir os óleos essenciais. Por esse motivo, os óleos vegetais são às vezes chamados de “óleo veicular ou óleo base”. Existe excelente compatibilidade entre óleos vegetais e óleos essenciais. Em certos casos os óleos vegetais podem potencializar a ação de um óleo essencial.

Propriedades de alguns óleos vegetais (USO TÓPICO)

Semente de uva

Rico em antioxidantes e com efetiva ação no combate aos radicais livres.

Gérmen de trigo

Conhecido como o óleo da beleza. Ajuda a prevenir o envelhecimento assim como melhora a pele e cabelos. Previne estrias;

Óleo de palma

Rico em antioxidantes e vitaminas A, D e E;

Óleo de Argan

Rico em ácido linoleico e vitamina E. Regenera a pele e os cabelos; fortalece as unhas; bom para psoríase.

Óleo de prímula

Ideal para a pele, pois favorece a elasticidade e hidratação. Em casos em que o creme hidratante não é suficiente e a pele ainda se mantém seca.

Amêndoas doces

Muito utilizado para massagens por sua suave textura e combinar facilmente com os óleos essenciais. Ideal para todos os tipos de pele, especialmente as mais sensíveis; rico em vitaminas e minerais.

Rosa mosqueta

Muito utilizado na cosmética para tratamentos de rugas, regeneração de tecidos, tratamento de cicatrizes, acne, estrias. Pode ser adicionado ao creme hidratante de uso diário.

Jojoba

Regulador da hidratação. Este óleo muito especial, contém alto percentual de ceramidas (lipídeos que se encontram em nosso organismo e que são imprescindíveis para a saúde porque mantém a elasticidade dos tecidos). O óleo de jojoba mantém a hidratação da pele e cabelos. É mais que um óleo, age como uma cera. Sua atuação é um pouco diferente da ação dos demais óleos, pois regula o excesso de oleosidade. As ceramidas atuam de uma forma que fazem com que a pele não necessite sintetizar mais sebo; portanto, restauram o equilíbrio do manto hidro lipídico. Por isso pode ser indicado para tratar acne associado a princípios ativos. Mas sua propriedade normalizadora faz com que seja indicado também para peles secas, conferindo hidratação e prevenindo o envelhecimento precoce da pele.

 

Comments


bottom of page